Dependendo da classe animal o sistema circulatório pode ser aberto ou fechado.
ABERTO: está presente nos invertebrados (Moluscos e Artrópodes). Esse tipo de sistema circulatório
consta de um grande vaso dorsal mostrando diversos estrangulamentos (lacunas) que se apresentam como dilatações contráteis. Nesse tipo de circulação, o sangue é conduzido pelas dilatações contráteis até a parte anterior do animal de onde é derramado entrando em contato direto com as células, pois nesses animais não existem vasos sanguíneos. Este sangue, após as trocas metabólicas com as células, é coletado na parte posterior do organismo pelo mesmo grande vaso dorsal reiniciando o ciclo.
FECHADO: está presente desde anelídeos até vertebrados, sendo melhor desenvolvido nesses últimos. Caracteriza-se por uma circulação que ocorre no interior de vasos definidos com pressão arterial relativamente alta e constante nos vertebrados superiores. Isso ocorre graças à poderosa contração elástica dos ventrículos e aurículas presentes no coração que é bem definido nesses animais superiores. Os vasos sanguíneos, nos vertebrados superiores, responsáveis por essa distribuição são denominados: artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias (fig.1).
Fig. 1 - Circulação capilar. |
Fig. 2 - Sistema Cardiovascular. |
Fig. 3 - Sistema Arterial. |
As artérias são de grosso calibre com uma espessa camada de fibras elásticas, devido à alta pressão de bombeamento do sangue, e são responsáveis pela distribuição do sangue oxigenado pelo corpo através de vasos que são as arteríolas, de calibre menor, e os capilares, de parede composta por uma fina camada de células que permitem as trocas gasosas entre o sangue e os tecidos dos órgãos. Por isso as artérias são vasos aferentes em relação ao coração. A função das vênulas é conduzir o sangue venoso, rico em CO2, para as veias de onde o mesmo é transportado de volta para o coração; mais especificamente entrando no átrio direito reiniciando o ciclo. Por esse motivo as veias são consideradas eferentes em relação ao coração. Os vertebrados podem apresentar dois tipos de circulação fechada: Simples ou Dupla.
SIMPLES: ocorre nos vertebrados de respiração branquial. Nesse tipo de circulação só passa um tipo de sangue pelo coração, o venoso. O sangue venoso que sai do coração é levado às brânquias onde é
oxigenado e daí distribuído pelas artérias para todo o corpo, retornando, a seguir, pelo sistema venoso ao coração reiniciando o ciclo.
Fig. 4 - Circulação simples de um peixe. |
DUPLA: ocorre nos vertebrados de respiração pulmonar. Nesse sistema passam pelo coração dois tipos de sangue, o venoso e o arterial, fazendo dois ciclos pelo organismo, um pelo pulmão e outro pelo corpo. Na circulação pulmonar ou circulação pequena, o sangue venoso vai do ventrículo direito para a artéria pulmonar passando pelos pulmões e fazendo as trocas gasosas através das delgadas membranas dos alvéolos pulmonares e, em seguida, retorna através das veias pulmonares, como sangue arterial, entrando no átrio esquerdo. Na grande circulação ou circulação sistêmica, o sangue arterial vai do ventrículo esquerdo para artéria aorta sendo distribuído por todo o corpo fazendo a troca de metabólitos e oxigênio e, em seguida retorna, pela circulação venosa, através da veia cava superior e inferior para o átrio direito, reiniciando o ciclo.
Fig. 5 - Circulação dupla dos mamíferos. |
Fig.6 - Sistema Venoso. |
A circulação dupla pode ser completa ou incompleta. Nos Anfíbios e nos Répteis é incompleta, porque a anatomia do coração permite a mistura do sangue venoso com o arterial. Nas aves e nos mamíferos, a circulação é completa, porque o coração é completamente dividido em duas metades (a direita, onde passa o sangue venoso, e a esquerda, onde passa o sangue arterial).
No homem, as artérias situam-se mais internamente do que as veias. Os principais vasos estão
esquematizados nas figuras 4 (artérias) e 5 (veias).
Figura 7 - Sistema Linfático. |
Fontes:
http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte2.pdf
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/circulacao.php
Comentários
Postar um comentário